Projeto será lançado no dia 30 de agosto, em sessão solene da Câmara de Vereadores
No Brasil, a indústria do vestuário ocupa o segundo lugar em postos de trabalho. Contudo, há uma grande massa de trabalhadoras e trabalhadores submetida ao trabalho precário, sem registro em carteira e, portanto, desprotegida dos direitos constitucionais ou aqueles resultantes das negociações coletivas promovidas pelos sindicatos.
Com o tema “Estar na Moda é Combater o Trabalho Precário e Infantil”, o Projeto desenvolvido pelo Sindicato dos Trabalhadores/as nas Indústrias do Vestuário de Sorocaba e Região, em parceria com o Fundo Brasil e Instituto C&A, buscará implementar um diálogo social envolvendo o poder público, empresas e organizações empresariais e os próprios trabalhadores(as) numa agenda positiva que integra formação, cidadania e ação sindical.
O trabalho precário e infantil se dá principalmente no ambiente doméstico, onde os sindicatos e as instituições responsáveis pela fiscalização do trabalho não conseguem chegar. Neste ambiente, os dados são inconclusivos e impera a ausência quase que absoluta de informação sobre direitos, proteção à saúde e consequências sociais do trabalho infantil.
Neste sentido, o Projeto buscará levar informação para o despertar de uma nova consciência com vistas à organização das próprias trabalhadoras e trabalhadores em busca de melhores relações de trabalho.
Saiba mais: Acesse o folder do Projeto AQUI
Lançamento do Projeto
Por se tratar de um tema de extrema relevância para a sociedade, o Projeto será lançado em Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Sorocaba. O evento acontecerá no dia 30 de agosto, às 9h30 e é aberto para a participação de representantes de entidades sociais, movimento sindical, organizações políticas e educacionais, órgãos públicos e privados, além de trabalhadores/as, estudantes e público interessado.
As inscrições devem ser feitas no site www.vestuariosorocaba.org.br. Para mais informações ligue: (15) 3222-2122 – Cel. (15) 9 91197574